Campus Party – Quarto dia!

Alguns imprevistos e uma programação pra lá de recheada de coisas interessantes nos fez atrasar a atualização aqui do escovando bits, mas estaremos até o fim da semana postando tudo que vimos no Campus Party para você leitor!

Já são 4 dias de um evento fantástico! E o Campus Party Brasil 2008 contou hoje com mais um excelente dia de palestras, atividades e integração!

Hoje teve mais Ginga, oficina de TV web, Marcos Mazoni (da SERPRO) falando sobre os avanços nacionais na área de software livre, e JON MADDOG HALL!

O Mauro acompanhou a oficina onde Luis Felipe Murillo apresentou os conceitos da TV Web, envolvendo a utilização apenas de Software Livre. Foram explicitados os softwares disponíveis, formatos, tamanhos eabordado o caso de sucesso da TV do Software Livre. Não me pareceu um processo do mais difíceis, mas depende de equipamentos um tanto quanto mais caros, o que faz desse assunto algo que não testarei tão cedo.

Mais oficina Ginga!! O Mauro esteve lá, mas não vale muito a pena comentar, uma vez que em breve teremos um post dedicado ao assunto. No mais foram alguns novos exercícios envolvendo a interatividade e o sincronismo.

O Maluta e o Mauro assistiram a palestra sobre o Moblin. O comentário pelo Maluta: esta foi ministrada pela Sulamita (do projeto LinuxChix-BR) no qual foi comentado sobre dispositivos, executando uma distribuição GNU/Linux baseada no Ubuntu, com uma diferença que eles não executam processadores baseados na arquitetura ARM e sim INTEL (tanto que a Intel é uma das desenvolvedoras). Abaixo uma imagem de um dispositivo da Samsung que é um meio termo entre um notebook e um smartphone.

Samsung Q1 Ultra, rodando o Moblin

Um dos aspectos interessantes, é que a interface “clean” é uma personalização do Mozilla (Firefox), sendo que a equipe de engenharia trabalha adaptando o código-fonte para reduzir o consumo de energia (ponto crucial em sistemas embarcados). Na palestra foi apresentado uma ferramenta gráfica para a construção de imagens para o Moblin, embora não tenha visto testá-la, me pareceu bem útil para a construção de imagens para esse dispositivo.

E finalmente a grande atração do evento surgiu! No palco central, Jon Maddog Hall surgiu e se apresentou ao som de aplausos de todos!

Ele se apresentou como Maddog e disse para não o confundirem com o papai noel. Nos falou sobre os preconceitos que o mundo do Software Livre sofre, apresentou casos de sucesso desse mundo livre, e nos mostrou como não há nada de difícil em ganhar dinheiro com Software livre. Tudo que ele dizia tinha dois pilares: A importância (e tendência) do mundo ser cooperativo, e principalmente que o Software, e muitas outras coisas, devem ser pensados como serviço e não como produtos. Treinamento e suporte seriam exemplos de como qualquer um pode ganhar dinheiro com isso.

Maluta e Maddog

Acima uma foto do Maluta com o Maddog. Isso porque ele nem ao menos assistiu a palestra hehehe…

Bom o resto da noite acabou em pizza! Sim, reunimos a galera e pedimos uma pizza. “Endereço de entrega? Ahh entrega no Ibirapuera! Tô morando aqui por uma semana!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: