ReiserFS 3 corrompendo o File System?

Foi a primeira vez que aconteceu uma corrupção de dados no meu disco, particionado com o sistema de arquivos ReiserFS v3, a versão stable.

Arquivos corrompidos

Fizeram um monte de suposições, aparentemente depois que, comecei:

  • a atualizar pelo git o kernel 2.6
    • o ReiserFS suporta muito mais transações com arquivos que os 400 MB do source do kernel
  • a testar essas versões😉
    • o mesmo .config do kernel anterior, só alguns patchs sem relevância nessa parte do sistema
  • a utilizar apenas um HD depois que o outro parou de funcionar (erros de leitura e no DMA)
    • As coisas ficam velhas mesmo
  • a utilizar uma placa mãe da PCCHips
    • Depois da queima da minha motherboard da Intel, foi o único modelo no mercado compatível com o que sobrou (processador, memória, placa de vídeo)

.

Como vocês podem ver, nenhum desses é um argumento válido. A solução foi utilizar o reiserfsck, nas páginas no manual (man reiserfsck) eu encontrei as seguintes opções: –check e –rebuild-tree.

Tudo Ok

Opa! Tudo restaurado, só que quando carreguei meu sistema de novo… alguns aplicativos não estavam funcionando, por exemplo o emerge (gerenciador de pacotes do Gentoo), mesmo tentando reinstalar na mão outras coisas começaram a parar de funcionar. Outro arquivo que mudou foi uma das minhas imagens do kernel (bzImage), comparando com o hexdump o começo dos dois arquivos:

# file /boot/git/bzImage

bzImage: data

bzImage

# file /boot/kernel/bzImage

bzImage: Linux kernel x86 boot executable RO-rootFS, root_dev 0x301, swap_dev 0x1, Normal VGA

bzImage

Como vocês podem ver, tem um monte de zeros no começo do primeiro bzImage, não sei como e porquê apareceu, sem contar que p/ mim o bzImage teria que começar com uma assinatura padrão, igual a que existe nos arquivos ELF.

Moral da história, resolvi reinstalar o sistema em outra partição, como não estou com tempo para montar meu Gentoo, mudei para o Slackware 12 com acesso ao conteúdo do antigo sistema. Ainda não descobri qual a causa do problema…

2 Respostas

  1. É, estranho. Eu tive problemas recentes com jfs e xfs. No primeiro, deu um pau não sei onde e perdi arquivos importantes, resultando em formatação. Depois, no segundo, tive o fstab corrompido com lixo. Se tivesse pelo menos uma forma de reportar isto pra ajudar a achar o erro, mas em geral é muito difícil precisar o que aconteceu. Estou voltando pra ext3, infelizmente, já que os outros 2 são muito mais rápidos.

  2. Rapaz, que eu me lembre, no ReiserFS eu nunca tive problema, mas, várias vezes via ele “recuperando” um monte de coisa no boot. No meu servidorzinho caseiro optei sempre pelo ext3 pela “confiabilidade” dele, mesmo pq o hd tem míseros 4gb e nem precisa de desempenho. Com ext3 meu servidor já foi muito judiado e nunca deu problema de perda ou arquivos corrompidos.

    Bem, ReiserFS até algum tempo atrás ainda era fase de testes né? Não sei como está agora, mas naquela época já fui com o intuito de não confiar 100% =)

Deixe uma resposta

